In "Impulso Positivo"
Linha de Apoio à Vítima da APAV atendeu, entre novembro de 2014 e dezembro de 2015, uma média de 17 chamadas por dia, a maioria por maus-tratos físicos e psíquicos.
Neste período, o serviço da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima atendeu 3.819 chamadas e abriu 2.303 novos processos de apoio, segundo as “Estatísticas da Linha de Apoio à Vítima (LAV)”.
Os dados, a que agência Lusa teve acesso, mostram que o crime contra as pessoas motivou 95,1 das chamadas. 66.4% das quais foram por maus-tratos físicos e psíquicos, no âmbito da violência doméstica. 3,7% por ameaça/coação e 3,1% por ofensas à integridade física.
A maior parte das vftimas (84%) são mulheres, com uma média de idade de 46 anos, casadas ou a viver em união de tacto (59%), sendo que a maioria (51%) vive numa família nucLear com fiLhos, 47% têm o ensino superior e 43% estão empregadas.
A maior parte das chamadas para a LAV, um serviço de atendimento telefónico, gratuito e confidencial, foi feita pela vítima (68,1%), seguindo-se os familiares (21,2%), os amigos e conhecidos (13,3%).
Lançada a 17 de novembro de 2014, a tinha. que corresponde ao número de apoio à vítima europeu (116 006). trabalha numa rede de parcerias com entidades judiciárias e policiais, possibilitando um encaminhamento rápido da vítima para as entidades competentes.