Alexandra Marques, in Jornal de Notícias
Condenação e lamento. Eis as duas reacções manifestadas ao JN pelo responsável máximo do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME), Rui Marques, pelo cartaz contra a presença de imigrantes no país, que está na rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa.
"O ACIME condena energicamente o conteúdo dessa mensagem xenófoba, que não é a primeira vez que é divulgada pelo PNR (Partido Nacional Renovador) e lamenta que o sistema político português permita situações destas", disse.
Ao JN, Rui Marques referiu ainda esperar que "esta provocação constitua um estímulo para que os portugueses sintam que também são imigrantes e que esta mensagem também se está a difundir em França onde estão milhares de portugueses".
"Existem 4,5 milhões de portugueses espalhados pelo Mundo que também são vítima de manifestações de xenofobia como esta", acrescentou, antes de referir que a comissão permanente da Comissão para a Igualdade contra a Discriminação Racial vai reunir-se e pronunciar-se ainda hoje sobre esta questão.
O dirigente da ACIME concluiu, dizendo que a resposta a este tipo de atitudes deve passar pela "afirmação dos valores de cidadania e tolerância que se afirmam numa sociedade plural, multidiversa, aberta e tolerante como é a portuguesa".