Alexandra Reis, in Jornal Público
4,6 milhões de euros para 630 mil habitantes
O ALO_Digital (A de Amadora, L de Loures e O de Odivelas - Vila Franca de Xira aderiu mais tarde), que representa um investimento total de 4,6 milhões de euros, é um projecto que visa modernizar os serviços municipais daqueles quatro concelhos através do recurso às novas tecnologias de informação. Objectivo: desburocratizar o atendimento a cerca de 630 mil habitantes.
Cerca de 70 pontos de acesso à Internet sem fios irão surgir brevemente nos concelhos de Amadora, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira. Esta é uma das iniciativas que integra o ALO_Digital, um projecto de modernização dos serviços municipais que deverá estar concluído em meados do ano. Segundo o gestor do projecto, Luís Feliz, os 70 pontos de acesso wireless (sem fios) deverão estar a funcionar daqui a duas a três semanas. Esta rede está a ser construída em espaços de larga utilização pública, como as bibliotecas, museus, escolas e jardins públicos, e permitirá aos cidadãos acederem à Internet, "em alguns casos de forma gratuita", através de equipamentos móveis ou postos fixos.
Luís Feliz explicou que falta "ajustar algumas acções" inerentes ao projecto, nomeadamente em Odivelas e Amadora, mas que ele deverá estar concluído em Junho. Os munícipes de Loures e Vila Franca de Xira já são capazes de "aceder, preencher e entregar de imediatamente, via electrónica, formulários municipais" (como licenças ou plantas, entre outros) que anteriormente apenas se encontravam nos balcões das autarquias. "As pessoas evitam assim a sua deslocação à câmara." Está também previsto para Junho a consulta on-line de Planos Directores Municipais e de roteiros digitais de ruas, através de tecnologia GPS, os quais irão permitir munícipes saber qual a escola, centro de saúde, farmácia ou esquadra de polícia que serve a sua zona de residência e explorar o território através de fotografia aérea e cartografia.
O ALO_Digital é um projecto inserido no Programa Operacional Sociedade do Conhecimento e está integrado na Rede das Cidades e Regiões Digitais, que abrange 26 projectos em todo o país.