in SIC on-line
O número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção subiu mais de 60 por cento em 2006. Hoje, o Governo apresenta as principais linhas da nova estratégia.
Os resultados revelados pelo Ministério da Segurança Social dizem que no espaço de um ano o número de beneficiários aumentou mais de 60%, o que significa que entre Janeiro de 2006 e Janeiro 2007 houve mais 109 mil pessoas a usufruir do Rendimento Social de Inserção.
Em compensação, 48% dos beneficiários deixaram de receber este apoio entre Dezembro de 2005 e Janeiro de 2007. Um resultado que se deve à aplicação de critérios mais rígidos na hora de atribuir o rendimento de inserção. Mas o Governo quer ir mais longe e prepara-se para apostar numa parceria mais eficaz entre a Segurança Social e os Centros de Emprego.
O objectivo é apoiar apenas os portugueses mais carenciados e incentivar os beneficiários mais jovens e de meia-idade a regressar ao trabalho. Para os idosos, a estratégia pode passar mais apoio dos municípios em conjunto com centros de dia ou lares de terceira de idade