in Diário Digital
O Presidente da República (PR), Cavaco Silva, organiza a 14 de Abril, em Santarém, uma conferência nacional para fazer um «primeiro balanço» dos roteiros da inclusão, iniciados em Maio de 2006.
O encontro «Compromisso Cívico para a Inclusão» terá dezenas de participantes, reunidos no Centro Nacional de Exposições (CNEMA) de Santarém, e nele participarão responsáveis das instituições e associações visitadas por Cavaco Silva nos quatro Roteiros da Inclusão.
O primeiro Roteiro da Inclusão, a 29 e 30 de Maio de 2006, foi dedicado ao tema Regiões Periféricas, Envelhecimento e Exclusão, dias depois da estreia de Cavaco nos discurso do 25 de Abril em que defendeu um «compromisso cívico alargado» para cumprir um dos desígnios da Revolução - a «justiça social».
O segundo teve como tema as crianças em risco e a violência doméstica, nos dias 12 e 13 de Julho, o terceiro foi sobre o voluntariado e exclusão social em meio urbano, a 11 e 12 de Outubro, e o quarto, a 18 e 19 de Dezembro, foi centrado nas pessoas com deficiência.
A conferência é um «convite à reflexão» sobre os temas em destaque nos Roteiros e também um momento de «reconhecimento público do trabalho desenvolvido por milhares de cidadãos e de organizações que, em todo o país, contribuem para que a ideia de solidariedade e desenvolvimento social».
Na conferência serão debatidos temas como a «exclusão social, crescimento económico e competitividade, o modo como os cidadãos e as organizações podem contribuir para a inclusão e ainda as políticas sociais, em Portugal e na União Europeia».
Antes da abertura do encontro, é inaugurada uma exposição com o tema da conferência - Compromisso Cívico para a Inclusão - e será lançado o livro «Roteiro para a Inclusão 2006», sobre as quatro jornadas da iniciativa.
Diário Digital / Lusa