Paula Teixeira Gonçalves, in Jornal de Notícias
"Aqui apreendo como me defender se alguém me assaltar na rua". Carlos Manuel tem 11 anos e anda encantado com uma nova arte marcial da qual nunca tinha ouvido falar "Kuk sool won".
O Colégio dos Órfãos, no Porto, é a primeira instituição onde se lecciona esta prática que chegou a Portugal pelas mãos de Vítor Duarte, de 40 anos. Aprendeu-a na Venezuela, mais concretamente em Caracas, na escola do mestre Eug Koo Lee (cinturão preto da Associação Mundial de Kuk Sool Won). A formação de Vítor Duarte desevolveu-se de forma contínua ao longo de 17 anos. Para o mestre do Kuk sool Won, " este não é um estilo marcial, mas antes um sistema síntese de várias artes marciais" e que tem como finalidade o " desenvolvimento intelectual, físico e espiritual."
Vítor Duarte acredita que a introdução desta arte em Portugal é de extrema importância, uma vez que os ensinamentos que dá às crianças carenciadas do Colégio dos Órfãos, no Porto, "ajudam em muito ao desenvolvimento da integração dos miúdos", acrescenta.Neste sentido, o introdutor do "Kuk sool won" em Portugal sonha com a criação de uma escola com pessoas de diferentes extractos sociais que venha a permitir a reintegração e inserção de pessoas marginalizadas "Queria uma escola aberta a todos", refere, sublinhando que já enviou várias propostas de projectos para algumas câmaras munícipais do norte do país.Mas, por enquanto, o " Kuk sool won" continuará a ser leccionado no Colégio dos Órfãos. Em Setembro, terá início um novo ano lectivo.
"Mais coisas assim..."
Neste momento, as aulas realizam-se às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18,20 às 19,30 horas horas. A turma de Vítor Duarte é composta por 24 rapazes.
Ainda assim, os instruendos de Vítor Duarte reconhecem a necessidade de ter mais actividades deste género". Devia existir mais coisas assim, porque os meus colegas gostam e eu também e é uma forma de nos mantermos ocupados.
"Para os meninos do Colégio dos Ófãos, esta é uma oportunidade para aprender " a respirar e a libertar o cansaço", explica Adónis, um dos alunos do curso.Na verdade, o Kuk sool won é referido como uma práctica que ajuda à melhoria de saúde no que concerne a problemas de digestão e de circulação sanguínea (ler caixilho).