3.4.08

Aspectos positivos referidos pela OCDE

in Jornal de Notícias

"Tertiary Education for the Knowledge Society" é o mais recente relatório da organização sobre o sector.

Sistema de empréstimos já implementado

A participação no Ensino Superior deverá aumentar a todos os níveis. Foi neste contexto que foi introduzido em Portugal, no Verão de 2007, um sistema alargado de empréstimos para os estudantes, a par com o reforço continuado da acção social escolar.

Novas Oportunidades e maiores de 23

A OCDE faz uma referência específica ao novo regime de acesso de adultos (maiores de 23 anos) ao ensino superior, salientando que cerca de 10.850 adultos já tiverem acesso em 2006-2007. Referência ainda ao programa Novas Oportunidades como estratégia de articulação entre os níveis de ensino secundário e terciário.

Aumento de diplomados em Ciência e Tecnologia

O crescimento de diplomados em C&T em Portugal (de 18% em 2000 para 26% em 2005) é particularmente assinalado, face a valores comparativamente mais baixos (entre 1,5% e 5%) na Noruega, Polónia, México e Espanha. É referida ainda a repartição equitativa entre estudantes de engenharia e de outras áreas científicas.

Parcerias internacionais merecem referência

A OCDE faz uma referência especial aos programas em curso com o Massachusetts Institute of Technology, a Universidade de Carnegie Mellon, a Universidade do Texas em Austin e a Sociedade Fraunhofer.

Novos mecanismos de controlo da qualidade

É referida ainda a criação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e o novo sistema de observação da procura de emprego e a obrigação de as s instituições publicarem informação sobre o emprego dos seus recém-licenciados.