6.4.08

Autarcas lançam escola de sucesso

Alexandra Serôdio, in Jornal de Notícias

Um projecto-piloto que visa criar escolas de excelência combatendo, para isso, o insucesso escolar foi ontem formalmente apresentado aos cinco municípios do país que foram convidados a aderir. A iniciativa que decorreu na Batalha, é do centro de estudos da Universidade Nova (UN), liderado pelo ex-ministro da Educação David Justino.

Coube ao presidente da Câmara da Batalha, António Lucas, explicar que o "Projecto RSCXEL - Rede de Escolas de Excelência" pretende ajudar os estabelecimentos de ensino a pensar o futuro da educação. Para isso e numa primeira fase do projecto será criada uma base de dados sociológica das escolas da Batalha, Constância, Castelo Branco, Loulé e Oeiras, onde constarão dados da população, seus rendimentos e escolaridade.

Com o conhecimento da realidade, as autarquias irão depois rever as Cartas Municipais de Educação e perspectivar investimentos de futuro. O centro de Estudos da UN recolherá todos os dados fornecidos pelas autarquias, procura exemplos de sucesso em escolas do País e no estrangeiro e dará directivas a seguir nestes cinco municípios.

"A importância aqui é a troca de experiência positivas que nos vai permitir melhor a educação nas nossas escolas", explicou António Lucas, anunciando para breve uma reunião com o Conselho Municipal da Educação, que "servirá para lançar o desafio às escolas, por forma a que estas possam colaborar no projecto".

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, que esteve presente nesta primeira reunião de trabalho, ressalvou a importância do projecto que "procura responder aos desafios da abertura ao exterior" dos estabelecimentos, promovendo "a criação de espaços para uma participação qualificada de pais, autarquias e de instituições da sociedade civil na vida da escola".

"É um projecto que procura responder a algumas das preocupações que o Ministério da Educação tem", frisou a ministra, satisfeita que está com as parcerias criadas que irão "ajudar no funcionamento interno das próprias escolas", que podem ganhar "competência no planeamento e organização dos recursos".

O objectivo, sustentou Maria de Lurdes Rodrigues "é melhor a qualidade de ensino e conseguir melhores resultados no que respeita aos indicadores de sucesso".