10.4.08

Mostra para apostar na qualificação das pessoas

Joaquim Forte, in Jornal de Notícias

O concelho de Guimarães apresenta uma das taxas de desemprego mais elevadas do Vale do Ave. Os cerca de 12 mil inscritos no Centro de Emprego preocupam, também, pelo perfil tipo idades acima dos 45 anos, baixa formação escolar e poucas qualificações.

É neste cenário que surge a mostra de educação e formação Orienta-te, que decorre entre hoje e o próximo domingo, no pavilhão multiusos, promovida pela Câmara Municipal de Guimarães, Sol do Ave e pelos Agrupamentos de Escolas de Caldas das Taipas, Egas Moniz, João de Meira e de Pevidém.

Diminuir as taxas de abandono e de insucesso escolar e facilitar a qualificação da população activa são os principais objectivos da iniciativa.

Reverter tendência

A organização entende que a aposta na formação é um passo essencial para "reverter a tendência do perfil tradicional dos trabalhadores do concelho, de mão-de-obra intensiva, para trabalhadores do conhecimento e adaptados às necessidades actuais".

Trata-se da primeira mostra de educação e formação em Guimarães e surge como resultado dos trabalhos realizados no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social para os anos 2007 e 2008, que define como objectivo imediato a melhoria dos níveis de educação e qualificação.

Ao todo participam 61 instituições, representadas num total de 85 stands, entre escolas (incluindo do ensino superior e profissionais), Centros de Novas Oportunidades, entidades de formação, o Centro de Emprego e a Associação de Municípios do Vale do Ave.

Além das propostas de cada uma das entidades presentes, a mostra inclui, também, espaços de Orientação Escolar e Vocacional e de animação.