in Diário Digital
A Câmara Municipal de Odivelas vai assinar esta sexta-feira um protocolo com o Instituto de Segurança Social tendo em vista o combate à exclusão social no concelho.
O compromisso é executado entre a autarquia, o Instituto de Segurança Social e o Centro Comunitário e Paroquial de Famões, no âmbito do programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), o que representa um financiamento que ascende aos 600 mil euros (200 mil euros durante 36 meses).
Integrados no Plano Nacional de Acção para a Inclusão, os CLDS funcionam como modelo de intervenção no combate à pobreza e à exclusão social do concelho de forma a «promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de acções a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos», explica a autarquia.
Os CLDS abrangem zonas críticas que necessitam de intervenção imediata, como é o caso da vertente sul, uma área que abrange cerca de 82,7 hectares, onde se localizam as freguesias da Pontinha e de Odivelas, nomeadamente os bairros da Serra da Luz, Encosta da Luz, Quinta do Zé Luís, Vale do Forno e Quinta das Arrombas.
A vertente sul é uma área densamente povoada que apresenta características socio-económicas desfavorecidas e com uma acentuada falta de equipamentos de apoio social. Por esta razão, a autarquia e o Instituto da Segurança Social pretendem apostar nas áreas do emprego, formação e qualificação, intervenção familiar e parental, capacitação da comunidade e das instituições e informação e acessibilidade.
O Centro Comunitário Paroquial de Famões vai também colaborar e coordenar o projecto, uma vez que é uma instituição autónoma a nível técnico e financeiro.
Odivelas: Autarquia combate exclusão social no concelho
A cerimónia conta com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, do Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, do Presidente do Instituto da Segurança Social, Edmundo Martinho, e da Vereadora da Acção Social, Eduarda Barros.