Pedro Antunes Pereira, in Jornal de Notícias
Desemprego tem traçado quadros negros às famílias dos vales do Cávado e do Ave
Os vales do Cávado e do Ave vão estar em destaque, hoje, no Parlamento, por causa da apresentação de um projecto de resolução pelo deputado do CDS/PP eleito pelo círculo de Braga, onde Nuno Melo pede ao Governo que implemente um programa específico de combate ao desemprego, apoio aos desempregados, estímulo à produtividade e às empresas, bem como programas específicos de ocupação para desempregados de longa duração.
Nuno Melo propõe uma solução concreta para empregados de longa duração com idade igual ou superior a 45 anos "programas especiais de ocupação para a prestação de trabalho socialmente necessário, em instituições particulares de solidariedade social ou outras entidades privadas e estatais, possibilitando a melhoria das prestações do subsídio de desemprego. A ocupação tem o tempo limite do próprio subsídio e deve-se considerar a possibilidade de contratação no desemprego". Aqui, o deputado propõe a isenção da entidade patronal e do trabalhador do pagamento da taxa contributiva durante três anos.
Traçando um desenho negro da região, o parlamentar popular chama a atenção para "os valores de alarme, muito acima da média nacional" do desemprego nas duas regiões. "Há situações de carência, pobreza e em alguns casos de exclusão social que afectam famílias inteiras; há situações em que os dois membros do casal estão desempregados; há fábricas a encerrar e a deslocalizar, e a emigração, por incrível que pareça, voltou a ser a única alternativa para milhares de trabalhadores conseguirem o seu sustento e o da sua família", elenca o deputado do PP.
Nuno Melo recomenda, por isso, ao Governo, a implementação de três ideias. Para além da solução já explanada, o deputado pede a criação de um programa específico de formação profissional, de combate ao desemprego, de apoio alargado aos de-sempregados de longa duração, de estímulo à produtividade e de estimulo às empresas que leve em atenção a conjuntura da região.
Depois, que neste programa estejam vertidos incentivos específicos para a formação profissional para desempregados, para a formação contínua, programas ocupacionais, estágios profissionais, para o estímulo de ofertas de emprego, entre outros.