19.2.09

61% das famílias têm dificuldades financeiras

Maria João Espadinha, in Diário de Notícias

Crise. O número de famílias portuguesas em dificuldades quase duplicou no ano passado, revela um estudo. E metade dos portugueses acredita mesmo que a sua situação vai piorar este ano. Números que colocam Portugal no primeiro lugar de 12 países da Europa com pior condição financeira


Só quatro países do Norte da Europa sem problemas

Mais de metade das famílias portuguesas registaram, no ano passado, dificuldades financeiras e consi- deram improvável que a sua situa-ção melhore este ano, revela um estudo ontem divulgado. Segundo o Genworth Index 2008, que avalia a vulnerabilidade financeira, o número de portugueses em dificuldades (61%) em 2008 quase duplicou em relação ao ano anterior (32%).

Estes números colocam Portugal como o país da Europa com maior vulnerabilidade financeira em 2008, tendo ultrapassado a Itália, líder do ranking no ano anterior. Portugal regista um índice de 70 pontos (numa escala em que 100 corresponde à pontuação máxima de vulnerabilidade financeira), o que significa uma subida de 36 pontos face ao ano anterior.

Para este aumento contribuíram as maiores dificuldades sentidas pelos portugueses. 46% dos inquiridos admitiram estar "frequentemente ou sempre" numa situação de dificuldade financeira (face aos 20% registados em 2007) e 55% dos portugueses consideram que a sua situação vai piorar nos próximos 12 meses (em 2007 eram 29%).

Para Luís Marques, director-geral da Genworth Financial, empresa de seguros de protecção ao crédito que fez o estudo, "as famílias portuguesas encontram-se numa situação de elevada vulnerabilidade financeira, com tendência para agravamento face às perspectivas de recessão anunciadas para 2009, nomeadamente no que concerne ao aumento do desemprego, principal ameaça ao cumprimento dos seus compromissos financeiros".

Este responsável acrescenta ainda que "a vulnerabilidade financeira dos portugueses está invariavelmente relacionada com uma insustentável gestão do orçamento familiar. Assim, é essencial que os portugueses adoptem medidas preventivas em relação à situação financeira do seu agregado familiar, poupando e gerindo com precaução na contracção de crédito".

Aumento em todos os países

Dos 12 países europeus analisados pelo estudo, apenas quatro apresentam segurança financeira - Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca. Ou seja, nestes países o número de famílias com boas condições é maior do que aquelas que tem problemas. Mesmo assim, o aumento das dificuldades financeiras das famílias é partilhado por todos os países analisados, acrescenta a Genworth Financial.