19.2.09

Sinais da crise

in Jornal Público

Economia portuguesa continuou a cair em Janeiro
O indicador de clima económico voltou a recuar em Janeiro, marcando um novo mínimo histórico da série iniciada em 1989, divulgou ontem o Instituto Nacional de Estatística. O instituto revela que, no último trimestre de 2008, o indicador de clima económico "agravou-se mais significativamente do que nos dois trimestres anteriores. Em Janeiro, este indicador prolongou o forte movimento descendente observado desde Maio, fixando um novo mínimo para a série iniciada em 1989".

Governo espanhol vai avançar com novo pacote de ajuda...
Depois de ontem se ter tornado oficial que a economia espanhola entrou em recessão técnica no final de 2008, o Governo anunciou que irá apresentar em Março um novo pacote de ajuda à economia. O anúncio foi feito pelo ministro do Trabalho e Imigração, que sublinhou que as medidas que devem ser aprovadas incluem um aumento das dotações para garantir o apoio ao desemprego, antecipando o período de espera antes de receber o subsídio, entre outras.

... e Governo francês também
O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, propôs ontem aos parceiros sociais um pacote de 2,65 mil milhões de euros para auxílio directo às famílias mais atingidas pela crise económica. Entre as medidas previstas estão uma prestação social de 500 euros para desempregados que tenham trabalhado anteriormente pelo menos dois meses e a criação de um "fundo de investimento social", destinado a apoiar o emprego, dotado de até três mil milhões de euros, dos quais o Estado assumiria metade. Sarkozy avançou também a intenção do Governo de propor uma reforma do imposto sobre rendimentos (IRS) para beneficiar os estratos sociais com menos rendimento e a duplicação do abono de família para as 900.000 famílias francesas com mais de três filhos, que actualmente recebem 161 euros mensais.