A.P.L., in Jornal de Notícias
O desenvolvimento de um "cluster" das indústrias da moda entre o Norte de Portugal e a região espanhola da Galiza vai tornar-se realidade. O projecto "Euroclustex- Cluster Têxtil, Vestuário, Moda Transfronteiriço é apresentado esta quarta-feira, na 33.ª edição do salão Modtissimo, dedicado ao têxtil e vestuário, que decorre no edifício da Alfândega do Porto.
A iniciativa surge de uma parceria entre a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e Vestuário de Portugal (Citeve) e a Associação de Indústrias da Confecção de Lugo, Ourense e Pontevedra (AIPCLOP).
O Eurocluxtex foi uma das medidas sugeridas há um ano no plano estratégico para o têxtil e vestuário apresentado pela ATP, como salientou o director-geral da associação portuguesa. "A apresentação nesta altura vem provar que não ficámos pelas boas intenções, passámos à acção", referiu Paulo Vaz.
O desenvolvimento do "cluster" aguardava apenas a resposta positiva da candidatura ao POCTEP-Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013, para avançar, e vai implicar um investimento total de 580 mil euros, tendo a duração de dois anos.
Um dos objectivos deste projecto é favorecer os contactos entre as empresas, centros de competências e instituições dos dois lados da fronteira, de forma a criar uma rede de apoio e de dinamização empresarial.
Haverá, ainda, lugar para o reforço do capital em inovação e desenvolvimento tecnológico e a aposta na internacionalização das empresas no âmbito da Euroregião, através da promoção da imagem de "cluster" transfronteiriço no exterior.