22.2.09

Cerca de 400 imigrantes clandestinos foram resgatados pela guarda costeira italiana

in Publico

Perto de 400 imigrantes clandestinos chegaram à ilha da Sicília em duas embarcações diferentes em menos de 24 horas, noticiou a guarda costeira italiana.

Um primeiro grupo de 204 pessoas, em que 40 eram mulheres e sete eram crianças, chegaram ao final da tarde de sábado à ilha vulcânica Empédocles, que fica perto da costa Sul da Sicília, onde foram transferidos para Caltanisseta no centro da ilha.

Um segundo grupo de 175 pessoas, em que 44 eram mulheres, foi resgatado hoje pela Marinha, que transferiu os imigrantes ilegais para o navio da guarda costeira italiana "Fenice".

O centro de acolhimento mais próximo onde os imigrantes clandestinos estão em segurança está situado no Sul da ilha de Lampedusa, que foi alvo dos protestos de imigrantes na semana passada, onde incendiaram um dos edifícios.

Em 2008, cerca de 31.700 imigrantes desembarcaram em Lampedusa, no centro de acolhimento de imigrantes ilegais que atravessam o Mediterrâneo oriundos de África, um aumento de 75% em relação ao ano anterior, de acordo com o Ministério do Interior.