in Jornal de Notícias
O presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) disse que não há desespero nem desânimo entre os empresários nacionais e que o principal problema não está no crédito bancário, mas sim nos apoios à exportação.
"Não ouvi nenhum desesperado nem nenhuma desanimado" na reunião do conselho nacional da CIP, afirmou Francisco van Zeller aos jornalistas à saída do encontro que hoje decorreu em Lisboa.
Van Zeller admitiu que esperava perceber um sentimento diferente por parte dos empresários que participavam na reunião. "Ao contrário do esperado, não é no crédito bancário que está o principal problema", notou, referindo que os empresários pedem antes apoios para o crédito à exportação.
As empresas queixam-se dos programas de apoio governamental não funcionarem como é preciso e os seus responsáveis apelaram à CIP para intervir mais junto dos responsáveis políticos.
João Salgueiro, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), partilhou da opinião de van Zeller, dizendo que o problema sentido pelos empresários não está no acesso ao crédito, mas sim "no aperto dos mercados" - que condiciona a procura - e nos "atrasos do Estado face às empresas".