Por Joana Coimbra Martins, in Jornalismo Porto net
Campanha "País Solidário" é apresentada, hoje,em Lisboa e visa o apoio a famílias atingidas pela crise que não beneficiem de qualquer sistema de protecção social.
As Fundações Calouste Gulbenkian e EDP, em parceria com a Cáritas, Cruz Vermelha e Federação dos Bancos Alimentares contra a Fome, lançam hoje a campanha "Portugal Solidário", que vai providenciar apoios às famílias atingidas pela crise que não beneficiem de qualquer sistema de protecção social.
De acordo com o comunicado enviado pela Fundação Gulbenkian, a campanha pretende atender "às novas situações de risco de pobreza, ocorridas nos últimos meses em Portugal". Numa fase inicial, a iniciativa vai incidir "nas quatro áreas identificadas como de maior precariedade", a saber: Grande Porto, Vales do Ave e do Tâmega e Península de Setúbal.
Na conferência de imprensa, agendada para hoje no Museu da Electricidade, vão marcar presença Emílio Rui Vilar, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, e Francisco Sánchez, presidente da Fundação EDP. Para além destas duas instituições, a iniciativa conta com a parceria do Millenium BCP, da Caixa Geral de Depósitos, do BPI, da SIC e da RTP.