4.6.09

Câmara contrata desempregados para cumprir funções sociais

T.R., in Jornal de Notícias

Nuno Duarte, 35 anos, técnico de gestão agrícola, no desemprego há seis meses, foi um dos 159 desempregados que a Câmara Municipal de Lisboa contratou ao abrigo de um programa de apoio ao emprego protocolado ontem com o Ministério do Trabalho, para o cumprimento de tarefas como auxiliares de acção educativa, jardineiros, cantoneiros, serventes de calceteiros, entre outras actividades "socialmente úteis".

Nuno Duarte vai trabalhar como jardineiro para a autarquia nos próximos nove meses. "Estou ansioso por voltar a fazer alguma coisa, por sentir-me útil", explicou o novo contratado, que elege o Parque Eduardo VII como o espaço verde mais bem cuidado em toda a cidade.

As candidaturas englobam um total de 317 desempregados. A Santa Casa da Misericórdia fez também uma candidatura para 182 vigilantes para as escolas do 1º ciclo do ensino básico, e a Gebalis, para 14 zeladores de bairro, mas as vagas ainda não foram preenchidas. Os desempregados que assinam o "Contrato Emprego Inserção" têm direito a uma bolsa complementar no valor de 20% da prestação mensal de desemprego e ao pagamento das despesas de transporte, subsídio de alimentação e seguro de acidentes pessoais.

A Câmara de Lisboa, que investe cerca de 890 mil euros no programa, oferece fardamento, acesso aos refeitórios municipais e formação. "As pessoas vão ter os mesmos direitos que os trabalhadores do município", frisou o presidente lisboeta António Costa, ontem, após a assinatura dos protocolos.