por Maria João Espadinha, in Diário de Notícias
Os dados do Eurostat apontam para uma taxa de desemprego de 9,3% em Abril, que não se registava há 23 anos. Num só ano, quase cem mil portugueses ficaram sem trabalho.
O número de desempregados em Portugal subiu para 512 mil no passado mês de Abril, segundo as estimativas do Eurostat. Ou seja, mais 91 mil portugueses ficaram sem trabalho em apenas um ano, já que em Abril de 2008 existia um total de 421 mil desempregados.
A taxa de desemprego no nosso país, situada nos 9,3%, segundo as estatísticas europeias, está acima da média da Zona Euro (9,2%) e não era registada desde Março de 1986, ou seja, há 23 anos, tal como aconteceu com os dados do Instituto Nacional de Estatística relativos ao primeiro semestre deste ano.
Portugal tem a oitava taxa de desemprego mais alta entre os países da União Europeia. Espanha continua a registar os valores mais elevados, com 18,1%, apesar de os últimos dados serem mais favoráveis (ver caixa).
O número de jovens que ficam sem emprego está a aumentar significativamente, segundo estes dados do Eurostat. Portugal registou, em Abril, uma taxa de 20,6% entre as pessoas com menos de 25 anos, 32% superior ao valor registado no mesmo mês de 2008, quando a percentagem era de 15,6%.
Ou seja, em apenas um ano, ficaram desempregados mais 21 mil jovens, totalizando já 101 mil no mês em análise. No mesmo mês do ano passado, eram 80 mil os jovens desempregados. Portugal regista também, nesta faixa etária, a oitava posição da lista da União Europeia, acima da média, que se situa nos 18,7% em Abril deste ano. Espanha também mantém a liderança do desemprego neste caso, com uma taxa de 36,2%. Em Abril de 2008, esta percentagem era de 22,4%.
O Eurostat revelou ainda que 10% das mulheres portuguesas estão desempregadas. A taxa de desemprego entre os homens também aumentou para os 8,7%. Mais uma vez, estes valores são superiores aos da média da União Europeia, em que a taxa de desemprego entre as mulheres atingiu os 8,5%, em Abril, enquanto entre os homens aumentou para os 8,6%.