Catarina Craveiro, in Jornal de Notícias
Estudo da EDP propõe medidas que permitem amealhar o equivalente a um mês de electricidade.
Desligar o televisor no botão, usar lâmpadas economizadoras, abrir menos vezes o frigorífico ou não fazer meias máquinas de roupa são dicas que permitem poupar até 10% do consumo total de energia.
Numa altura em que cada vez mais famílias portuguesas atravessam dificuldades económicas, poupar é palavra de ordem. De acordo com um estudo feito pela EDP, caso as famílias adoptem medidas de eficiência energética sugeridas pela empresa, os portugueses podem poupar até 10% do consumo total de electricidade.
Uma poupança que equivale a 38 euros por ano, para uma família que tenha um consumo médio anual de 3500 MWh. Ou seja, cada agregado familiar pode amealhar o valor equivalente a um mês electricidade.
À partida, 38 euros por ano podem soar a pouco, mas se olharmos para o crescente número de famílias carenciadas - afectadas pelo desemprego ou dependentes do salário mínimo -, pequenos gestos como desligar o televisor no botão e não no comando, abrir menos vezes e por menos tempo o frigorífico ou usar lâmpadas eficientes em vez de fluorescentes podem reforçar o pé-de-meia.
Para chegar a este valor de poupança, a EDP acompanhou 206 famílias, durante um ano, com o objectivo de caracterizar hábitos energéticos dos portugueses e promover a redução do consumo no sector doméstico, através do aconselhamento directo. O potencial de poupança energética foi calculado com base nas características dos consumos de stand by, off-power, iluminação, equipamentos de frio e máquinas de lavar roupa e loiça.
Tendo em conta a preocupação de cada família em reduzir a conta da luz, as medidas tomadas com este projecto representam uma poupança anual superior a 36 282 kWh/ano, com a anulação de consumos de stand-by em equipamentos de entretenimento e informática.
As alterações de comportamento representam uma poupança de 4,3% do consumo total de electricidade das ecofamílias. Já a troca de lâmpadas permite gastar menos 22 140 kWh, cerca de 3,2% do consumo.
No total, com alteração de comportamentos e potencial troca de equipamentos, as famílias incluídas no projecto obtêm uma poupança de 71 634 kWh/ano, que equivale a 10% do consumo total de electricidade.