19.9.10

Lisboa lança Orquestra Geração

in Diário de Notícias

António Costa anunciou o lançamento de projecto em bairros sociais que se serve da música como factor de integração


A Câmara de Lisboa vai lançar este ano lectivo a Orquestra Geração, uma iniciativa que se serve da música como factor de inclusão social, e está a estudar a criação de um plano de educação para a cidadania. O projecto musical é a adaptação de um programa nascido na Venezuela e já levou à criação de dez orquestras em Portugal e que incluem 500 crianças de bairros sociais do País.

As medidas foram avançadas ontem pelo presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e pela presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Simonetta Luz Afonso, numa convenção dedicada à educação organizada pela concelhia lisboeta do PS. "A área da música no ensino básico vai ter mais uma vertente: este ano vamos avançar com uma adaptação do projecto Orquestra Geração, nascido na Venezuela e que usa a música como forma de inclusão social", disse António Costa.

Através de uma parceria com o Conservatório Nacional, alunos dos bairros do Casalinho da Ajuda e da Boavista vão ter aulas de música, principalmente em instrumentos de sopro.

Já na área da educação para a cidadania, Simonetta Luz Afonso afirmou que "é necessário ensinar os mais pequenos a pensar nos adultos de amanhã". E sublinhou: "Poucos adultos sabem o que é a Assembleia Municipal ou o orçamento participativo. Temos de colocar os miúdos a fazer um orçamento na sua escola, que é para depois ir subindo, pelo seu bairro, na junta de freguesia, na assembleia municipal", disse a presidente daquele organismo.

O projecto Orquestra Geração surgiu em Portugal há três anos, numa parceria entre a Fundação Gulbenkian, o Conservatório Nacional e a Câmara da Amadora, para os bairros desfavorecidos.