Marta Neves, in Jornal de Notícias
Gaia será o primeiro concelho do país a ter um posto de carregamento rápido de baterias destinado a veículos eléctricos. Ontem de manhã, a Câmara de Gaia e a empresa Prio Energy assinaram um protocolo de colaboração que permitirá à freguesia de Vilar de Andorinho ter um centro auto-eléctrico – já em fase de execução, situado entre a Avenida de Vasco da Gama e a Travessa de Baíza – dotado de dez carregadores de baterias, do tipo "fast-charge".
A título de donativo, a Prio entrega ao município quatro viaturas por cada centro auto-eléctrico inaugurado em Gaia, destinados a integrar a frota de veículos da Câmara para, assim, “promover, divulgar e sensibilizar as populações do concelho para o uso de transportes não poluentes, com especial incidência para os veículos eléctricos”, disse Carlos Martins, administrador da empresa, na cerimónia de assinatura do protocolo.
Já o vice-presidente da Câmara de Gaia,Marco António Costa, valorizou o facto desta pareceria “vir ao encontro do Plano Municipal de Sustentabilidade, que aponta como objectivo a redução de 25% de CO2 até 2020”.
Marco António Costa sublinhou ainda a importância de os centros auto-eléctricos permitirem no município de Gaia “a venda e manutenção de veículos eléctricos, assim como a sua assistência e abastecimento”.