in Diário de Notícias da Madeira
Foram quase 4 centenas as crianças de várias idades que, juntamente com mais algumas dezenas de adultos (onde se incluiram também alguns idosos do), realizaram esta manhã uma marcha de sensibilização para a problemática da Pobreza e Exclusão Social.
A iniciativa do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília, em Câmara de Lobos, inscreveu-se no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Francisco Caldeira, pároco de Santa Cecília, disse que o objectivo da marcha "não é o de lutar contra pessoas ou instituições, mas sim, unicamente lutar contra um flagelo que assola a nossa sociedade, o nosso mundo e a humanidade em geral", sensibilizando para a importância da problemática ser assumida por todos.O fenómeno da Pobreza e Exclusão Social existe e é visível em todo o mundo, mesmo nos países desenvolvidos, disse ainda Francisco Caldeira.
Vanessa Azevedo, assistente social do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília, acrescentou que as escolas se prontificaram logo a colaborar na iniciativa. Foi o caso da Escola da Torre, da Escola do 1º Ciclo de Câmara de Lobos, da Escola da Lourencinha, para além da participação das crianças, jovens e idosos que estão incsritos nalguma das valências daquele Centro Social.
À chegada da marcha à Praça da Autonomia houve ainda tempo para um momento de animação.