4.11.10

Teatro-fórum sobre problemáticas sociais

in Jornal das Caldas

Realiza-se no dia 6 de Novembro, pelas 15h00, no cine-auditório dos Bombeiros Voluntários do Cadaval, o teatro-fórum “A Teia e os Outros”, encenada pelo Grupo de Teatro do Oprimido de Coimbra, numa iniciativa Rede Europeia Anti-Pobreza, da qual o Município do Cadaval é parceiro.

A peça, que conta com entradas livres, inclui um debate final e abordará problemáticas tais como o desemprego, a toxicodependência e a violência doméstica.

A iniciativa enquadra-se no Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social e no projecto “Sensibilização, Mobilização e Debate” e é promovida pela REAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal, sendo o Município do Cadaval uma das entidades parceiras.

2010 é, com efeito, um ano especial para a REAPN, uma vez que marca a data limite que a União Europeia estabeleceu para produzir um impacto decisivo na erradicação da pobreza.

As inscrições para assistir e participar na peça do Cadaval encontram-se abertas até dia 4 de Novembro, podendo ser feitas através do telefone 262 690 100.

De acordo com a sinopse da peça “A Teia e os Outros”, João tem 45 anos e há 2 anos que não trabalha. Actualmente, vive no mundo da droga, de onde não consegue sair. É casado com a Rosa, de 40 anos, que trabalha numa grande superfície. Rosa sai de casa de madrugada e regressa por volta das 11h da noite. Ganha pouco mais do que o ordenado mínimo nacional para suportar as despesas de casa. Sofre de violência doméstica, tem medo de tudo. Tem um filho de 17 anos, o Juju, que lhe pesa no orçamento mensal. Este esforça-se por ser um bom aluno, mas tem tudo contra si. Será que consegue ultrapassar esta barreira?