in SIC
Para créditos indexados à taxa Euribor a 12 meses, cuja atualização ocorra no mês de setembro, o valor da prestação mensal poderá passar para dos 573 euros para os 804 euros.
A prestação do crédito à habitação pode subir mais 231 euros no próximo mês. É o valor previsto de aumento para quem tem um crédito no valor de 150 mil euros, a 30 anos, indexado à taxa Euribor a 12 meses e vai ver o valor da mensalidade revisto em setembro.
Segundo uma simulação da DECO Proteste para o Diário de Notícias, quem tem um crédito nestas condições irá ver a prestação aumentar de 573 euros para mais de 800. É uma subida superior a 40% num ano.
A DECO Proteste acredita que nos próximos meses as prestações vão continuar a aumentar, mas já se nota uma diminuição no agravamento mensal. A Euribor a 12 meses deverá fixar-se, no final de agosto, em 4,07% - um valor abaixo do que se registou em julho, que foi 4,149%.
Na prestação indexada à Euribor a seis meses, a prestação da casa poderá aumentar 9,8%, ou seja, fica cerca de 71 euros mais caros relativamente à revisão de março.
Isso pode significar que as taxas Euribor podem estar perto de estabilizar. No entanto, o valor pago pelas famílias ao banco só deverá deixar de subir no próximo ano.
A taxa Euribor a 12 meses é atualmente a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável.