in Jornal de Notícias
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, apresentou ontem no Parlamento Europeu o programa legislativo e de trabalho do Executivo comunitário para 2008, centrado em áreas como crescimento económico e desenvolvimento sustentável da União Europeia.
"Vamos centrar as nossas iniciativas em cinco áreas que têm uma relevância directa para qualquer pessoa na Europa crescimento e emprego, Europa sustentável, gestão da migração, dar primazia ao cidadão e à Europa como parceiro mundial", disse José Manuel Durão Barroso, perante os eurodeputados reunidos em sessão plenária em Estrasburgo, França.
O presidente da Comissão sublinhou que o programa do próximo ano, tal como o que vigora até Dezembro, "está concentrado num número limitado de novas iniciativas políticas, incluindo 26 iniciativas estratégicas, agrupadas em 12 pacotes".
Bruxelas tenciona ainda apresentar 61 iniciativas prioritárias, reunidas em 49 pacotes a apresentar num período de 12 a 18 meses.
"2008 é um ano crucial para a Europa", salientou.
O programa recebeu o apoio dos grupos Popular Europeu, maioritário, e Liberal e as críticas dos grupos da oposição, encabeçada pelos socialistas, que pediram maior transparência e preocupação social no programa.
Os Verdes querem maior empenho na área do ambiente e da luta contra as alterações sociais, enquanto a Esquerda Unida pede medidas contra a deslocalização de empresas.