15.4.09

Vale do Ave anuncia plano para o insucesso escolar

Samuel Silva, in Jornal Público

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Vale do Ave vai investir mais de 50 milhões de euros na Educação nos próximos cinco anos. Esta é a principal aposta do plano territorial de desenvolvimento que ontem foi apresentado, em Guimarães, e que pretende ultrapassar os altos índices de insucesso e abandono escolar da região.

O projecto da CIM do Ave prevê que a grande fatia desse investimento seja aplicado na construção de novos centros escolares e jardins-de-infância e na requalificação do parque escolar existente. Esta é, afirmam os responsáveis daquela entidade, a forma de ultrapassar o insucesso e abandono escolar, dois dos principais problemas da região. "Vamos poder alavancar um futuro de empregabilidade diferente daquela que está a fragilizar o vale do Ave", afirma António Magalhães, presidente da Associação de Municípios do Ave, entidade a que sucede a CIM. O autarca de Guimarães destaca também a importância da aposta da sub-região na qualificação: "Esta proposta é anterior às indicativas do Governo de combate à crise. Já antes tínhamos percebido que é por esta via que podemos dar um salto qualitativo", considera Magalhães.

A CIM do Ave foi ontem formalmente constituída, agrupando Guimarães, Famalicão, Fafe, Vizela, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Mondim de Basto e Celorico de Basto. O plano de investimentos ascende aos 90 milhões de euros nos próximos cinco anos. Além da educação, a sub-região vai privilegiar projectos para as tecnologias da informação e comunicação e para as acessibilidades. Representantes da CIM reuniram ontem com o Governo para desbloquear as verbas para a construção da Via do Ave, que liga os concelhos de Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso a Guimarães.