30.12.10

Dezenas de beneficiários fazem fila para não perder apoios sociais

in RR

Termina amanhã o prazo para se fazer a prova de rendimentos necessária para não perder o direito a alguns apoios sociais.

Beneficiários de prestações sociais acumularam-se hoje de manhã, desde cedo, à porta dos serviços da Segurança Social. Em causa, a prova de rendimentos necessária à manutenção de prestações como o abono de família, o Rendimento Mínimo de Inserção e o subsídio social de desemprego.

O prazo termina amanhã, dia 31 e quem não comprove a chamada "condição de recurso" perde os benefícios.



Repórter João Cunha ouviu alguns dos beneficiários nas filas
A Renascença esteve esta manhã em dois centros da Segurança Social de Lisboa e ouviu muitas queixas – uns de atrasos na correspondência, outros de dificuldades de comunicação dos funcionários da Segurança Social. Outros, confessam-se surpreendidos pelo número de pessoas na fila.

Às dezenas, muitos tentam efectuar a prova de rendimentos obrigatória. A opção de entrega pela Internet não é válida e há mesmo quem não tenha grande esperança em resolver o problema antes do prazo.

Com a introdução da “condição de recurso” no Rendimento Social de Inserção (RSI), foram cessadas 8.321 prestações. Além disso, o valor da prestação baixou para 39.443 beneficiários e aumentou para 10.994. Os números são do Ministério do Trabalho e relativos a Dezembro, abrangendo a reavaliação de quase 127.400 requerimentos de RSI.