in RR
Lisboa vai ser, nos próximos tempos, a casa de 13 estátuas de bronze de tamanho real.
No âmbito do Ano Internacional contra a Pobreza e a Exclusão Social é inaugurada hoje em Lisboa uma exposição internacional que sensibiliza cidadãos para pessoas sem-abrigo.
“Welcome HomeLess” é uma mostra pan-europeia itinerante, composta por 13 estátuas de bronze de tamanho real, inspiradas em pessoas que vivem nas ruas, da autoria do escultor dinamarquês Jens Galschiøt.
As estátuas podem ser vistas a partir de hoje na Praça dos Restauradores e depois de dia 31 na Fundação Calouste Gulbenkian, onde também vão decorrer actividades culturais e científicas, como a exposição fotográfica “Projecto Lisboa”, de Tiago Brás, a exibição do documentário “Ruas da Amargura”, do realizador Rui Lima, e o seminário “Limites na intervenção dos Sem-Abrigo”.
A sessão de inauguração da exposição inclui a cerimónia de apadrinhamento das estátuas por figuras públicas e várias actividades culturais e de animação de rua, bem como uma mostra de bancas para representação de diversas organizações não-governamentais, com o objectivo de fomentar o debate sobre o fenómeno dos sem-abrigo