in Jornal Público
São treze as esculturas em bronze de figuras humanas, em tamanho real, que estarão a partir de hoje nos Restauradores, em Lisboa, para chamar a atenção de quem passa para o problema dos sem-abrigo.
“Welcome HomeLess” é uma exposição pan-europeia itinerante, composta por esculturas da autoria do dinamarquês Jens Galschiøt, inspiradas em pessoas sem-abrigo.
“Achámos que trazendo-as [as esculturas] a Portugal, colocando-as duas semanas nos Restauradores e depois mais duas nos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, chamaríamos a atenção para o problema dos sem-abrigo”, disse a alta comissária da Saúde, Maria do Céu Machado.
A chamada de atenção é fundamental porque “o problema dos sem-abrigo não tem melhorado ao longo dos tempos e, eventualmente, poderá piorar”.
“Sem Abrigo Lisboa - promover a inclusão social” é promovido pelo Alto Comissariado da Saúde (ACS), em parceria com a Coordenação Nacional para a Saúde Mental e a Assistência Médica Internacional (AMI). Em paralelo, irão decorrer actividades culturais e de animação de rua, bem como uma mostra, realizadas por diversas organizações não governamentais.