20.12.10

Cavaco lembra que se preocupa com a pobreza desde o primeiro mandato

in Jornal de Notícias

O Presidente da República, Cavaco Silva, sublinhou hoje, domingo, que as desigualdades e a exclusão social são preocupações que o acompanham desde o primeiro mandato, afastando assim as críticas sobre a exploração da questão da pobreza para benefício político.

"Uma preocupação que me acompanha desde o início do meu mandato e para a qual que eu chamei a atenção dos políticos portugueses, logo no primeiro discurso do 25 de Abril, é a das desigualdades sociais, da pobreza e da exclusão e lancei o roteiro da inclusão social para mobilizar os portugueses para causas que a todos dizem respeito", disse Cavaco Silva.

O chefe do Estado e também candidato às próximas eleições presidenciais falava na Festa de Natal para os sem-abrigo promovida pela Comunidade Vida e Paz, na Cidade Universitária, em Lisboa.

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, José Sócrates, condenou sábado quem explora "de forma descarada" a questão da pobreza para retirar dividendos políticos, dizendo que os verdadeiros combatentes contra a pobreza afastam-se do "exibicionismo".

No mesmo dia, Cavaco Silva recusou comentar as declarações do secretário-geral socialista dizendo que o Presidente da República "não é um analista" político.

Sobre a questão da pobreza, Cavaco Silva afirmou recentemente que os portugueses têm de se sentir "envergonhado" por existirem em Portugal pessoas com fome, um "flagelo" que se tem propagado pelos mais desfavorecidos de forma "envergonhada e silenciosa".