29.12.14

Distrito de Braga tem 21 mil desempregados sem quaisquer apoios do Estado

Miguel Viana, in Correio do Minho

O distrito de Braga tem 21 mil desempregados que não têm qualquer apoio do Estado.

Os números foram avançados pelo Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), que ontem realizou uma acção de rua denominada ‘Que Natal Temos’
“Há neste momento cerca de 50 mil trabalhadores que estão, neste momento, em situação precária, sem qualquer subsídio de desemprego. Aqui em Braga são cerca de 21 mil”, disse Maria Ondina Coutinho, porta-voz do MTD, que acrescentou que esses trabalhadores não constam das estatísticas do desemprego.

A porta-voz do MDT criticou, ainda, as medidas sociais apresentadas pelo Governo.

“O ministro da Segurança Social já veio dizer que ia abrir 600 cantinas sociais. Isto é uma vergonha e mostra que o Governo não tem outras garantias sociais. Nós não queremos cantinas sociais. Nós queremos mais trabalho, um aparelho produtivo e não queremos que os jovens emigrem”, frisou Maria Ondina Coutinho.

O MTD anteviu, também que o ano de 2015 vai ser muito difícil para os desempregados portugueses.“Basta ver qual foi o orçamento que foi aprovado. Vão baixar o subsídio de desemprego. Não há aumentos de ordenados”, denunciou a porta-voz do movimento.

A solução, apontou a porta-voz do MTD passa pela demissão do actual Governo.

“Se o povo quiser, o país muda. É uma questão do povo sentir que tem que mandar este Governo embora. Este é um Governo sem vergonha nenhuma”, mencionou Maria Ondina Coutinho.

A acção de rua de ontem consistiu na colocação de uma árvore de Natal no centro da cidade com as ‘prendas’ dadas pelo Governo aos portugueses (desemprego, redução de salários, eliminação de direitos, etc) e com a distribuição de um documento intitulado ‘O Governo mente’.