29.12.14

“Esperança” palavra-chave da Rede Europeia Anti Pobreza

Inês Patola, in Rádio a Voz da Planície

O Núcleo Distrital de Beja da Rede Europeia Anti-Pobreza faz, em nota de imprensa, um balanço do trabalho e missão que tem vindo a desenvolver e perspectiva os desafios futuros em matéria de combate à pobreza e exclusão social.

É também afirmado que para se viver um verdadeiro espirito de Natal, importa, em primeiro lugar, perceber que o que se comemora verdadeiramente nesta época, não é o consumismo, mas sim o nascimento de Cristo.

Para o Núcleo quando se fala de pobreza, não é um problema só de alguns, ela reflecte uma sociedade doente e egoísta e a história de Portugal mostra que é sempre possível mudar, que é possível acreditar, por isso, em primeiro lugar é fundamental tomar consciência do problema, para de seguida procurar as soluções adequadas, que passam necessariamente pela atitude individual do dia-a-dia, mas também da capacidade de trabalhar em conjunto na resolução de problemas.

Das várias intervenções realizadas é destacado o “Projeto Flores de Esperança”, que resulta de um trabalho concertado e em rede, com a própria população, e com demais entidades, no valorizar da auto-estima, no promover da mudança de imagem e nas oportunidades de negócio no bairro da Esperança, em Beja.

Quanto ao futuro, considera o Núcleo, é fundamental a “esperança” numa região de excelentes solos, muitos dos quais actualmente com acesso a água oriunda de Alqueva, que oferece condições únicas e diferenciadoras para o turismo e agricultura de valor acrescentado.