Mónica Costa, in Jornal de Notícias
Quando há oito anos Olga Oryschuk e Iryna Ilash chegaram a Lisboa, depois de abandonarem a sua Ucrânia em busca de uma vida melhor, traziam na bagagem um sonho abrir uma loja de aluguer e venda de vestuário de cerimónia, idêntica à que geriam na sua terra natal. Conseguiram abrir a loja em Outubro do ano passado, mas durante anos o sonho ficou escondido e as duas irmãs tiveram de lutar para sobreviver num país onde tudo era estranho, a começar pela língua. "Aprendemos português a apontar para os objectos e a perguntar o que era", recorda Olga, de 44 anos, que deixou para trás um curso de Economia.
Iryna tem 39 anos e era engenheira química. Já estava em Portugal quando o marido faleceu. Ambas deixaram filhas na Ucrânia, embora Olga tenha consigo a mais nova, que trabalha como cabeleireira. Com a ideia da loja que desejavam abrir, as irmãs meteram mãos à obra e trocaram os cursos pelos baldes e esfregonas. O seu dia-a-dia foi limpar as casas dos outros, até à altura em que acreditaram ser possível realizar o sonho. "Estávamos fartas de esfregonas e vassouras", brincam. O espaço - que, por morarem ali perto, sabiam estar para alugar - fica em Campolide, na Rua Arco de Carvalhão. À loja deram o nome de Ilon (junção dos nomes de Olga e Iryna) e todas as obras foram feitas pelas irmãs e pelo marido de Olga.
Apesar de o negócio ainda não correr como desejam - as despesas mensais chegam aos quatro mil euros -, os clientes começam a conhecer a Ilon. "São poucos os que passam e entram. A maior parte contacta-nos pela Internet", revelam. "Temos clientes de Alverca, da Margem Sul e do Norte do país", contam. E recordam o primeiro cliente que passou a porta da loja. "Queria alugar um smoking é só falava inglês", lembram. Mas tudo se resolveu e o homem lá levou o que pretendia. Um dos motivos de orgulho foi o aluguer dos smokings que os actores Paulo Pires e Ricardo Carriço usaram num anúncio a um banco, que muito recentemente passou nas televisões. Apesar de a loja estar a funcionar em horário normal, as irmãs trabalham por turnos. É que para manter a Ilon Olga e Iryna continuam a trabalhar nas limpezas. E, como os sonhos nunca morrem, o próximo passa por abrir uma nova loja no Norte do país.