5.3.07

Lar pioneiro para idosos portadores de deficiência

Teresa Cardoso, in Jornal de Notícias

Criar uma estrutura social de acolhimento concebida, desde a raiz, para dar resposta a portadores de deficiência acima dos 40 anos de idade é o desafio de momento da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACM) de Viseu. A implantar em Mangualde, o novo equipamento permitirá diferenciar o acompanhamento dos utentes seniores em função das suas necessidades específicas.

"É uma obra pioneira a nível nacional. Uma obra que vai permitir-nos, quando concretizada, adequar as actividades a um público-alvo definido a partir da idade. A convivência entre crianças, jovens e idosos é muito útil e positiva, mas não podemos esquecer que os ritmos, as motivações e os próprios estímulos são diferentes", explicou, ao Jornal de Notícias, Elizabete Rodrigues, directora técnica da APPACDM.O projecto foi alvo de uma candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), após ter obtido o aval prévio da Câmara Municipal de Mangualde (CMM) para que seja implantado na área do município, num terreno localizado na base do monte da Senhora do Castelo.

"Não podíamos ficar indiferentes a um empreendimento social desta envergadura, direccionado para um sector ainda muito fragilizado da sociedade portuguesa os cidadãos portadores de deficiência", justificou António Soares Marques, presidente da CMM.A decisão de ceder o terreno à APPACDM, na base do monte da Senhora do Castelo, foi aprovada pelo Executivo da CMM após Soares Marques ter contactado instituições do concelho, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia, que revelaram não possuir qualquer projecto nesta área.

O Lar de Idosos para Pessoas com Deficiência Mental, como é designado, dará resposta, entre outros, aos concelhos de Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo."A seu tempo, estabeleceremos um protocolo, com a entidade promotora, a ceder o direito de superfície da área necessária à implantação do equipamento", explicou Soares Marques, que acredita que o projecto dará ainda lugar à criação de novos postos de trabalho no concelho que dirige.

Valências diversificadas dão resposta a 240 utentes

Criada em 1976, por iniciativa de pais e de técnicos ligados à problemática da deficiência, a delegação de Viseu da APPACDM, localizada em Repeses, acolhe, actualmente, 240 utentes do distrito, entre os seis e os 56 anos, portadores de deficiência mental de grau moderado e grave. A integração é concretizada em função das especificidades e necessidades dos utentes centro educacional (30), centro ocupacional (60), lares-residências (30) e formação profissional (120). Entre os serviços que a instituição e os seus utentes prestam à comunidade, destacam-se os sectores de carpintaria e jardinagem, com reflexos na venda de produtos horto-frutícolas, mobiliário e molduras. O edifício a construir em Mangualde terá dois pisos: um térreo, onde funcionarão a cozinha, refeitório e salas para actividades ocupacionais; e um primeiro piso com gabinetes para psicólogos, assistentes sociais e outros sectores.