Lucília Oliveira, in Fátima Missionária
As comissões de protecção de menores do distrito de Leiria têm em mãos 1.800 processos de crianças em situações de risco. Abandono escolar e pobreza são dois dos problemas
A secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, revelou ontem em Leiria que estão a ser procuradas respostas para estes casos. O trabalho tem que ser direccionado para uma mudança no combate ao abandono escolar, adianta o Diário de Leiria na edição de hoje.
Em 2007, as comissões de protecção de menores e crianças em risco evitaram que mais de 20 mil crianças tivessem abandonado a escola. “É bom que as pessoas percebam que a qualificação dos filhos é cada vez mais importante em termos futuros, mas a realidade é que a negligência tem disparado”, acrescentou Idália Moniz.
Para o combate ao insucesso escolar, a secretária de Estado sublinha a importância da figura do professor-tutor, que despende parte do seu horário para apoiar as comissões de protecções de menores. O objectivo é que, até 2010, as comissões de menores tenham um professor-tutor.