in Diário de Notícias
A decisão do G20 de aprovar 250 mil milhões de dólares para financiar o comércio mundial "será muito importante para os países africanos", afirmou hoje Luís Mah, coordenador em Portugal do "Objectivo 2015", campanha da ONU contra a pobreza.
Em declarações à Lusa, o coordenador desta campanha afirmou que a declaração que saiu da cimeira "ultrapassa as expectativas" que havia à partida.
"Temos uma série de medidas que vêm dar resposta a compromissos assumidos nos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio da ONU (a alcançar até 2015)", afirmou.
O pacote de ajuda para financiar o comércio mundial será "muito importante por exemplo para os países africanos que querem exportar e precisam de importar, não o tendo conseguido fazer por falta de crédito", apontou.
Luis Mah destacou ainda que 100 mil milhões de dólares serão destinados a ajuda aos países mais pobres através de entidades financeiras multilaterais como o Banco Mundial, Banco de Desenvolvimento Asiático ou Banco de Desenvolvimento Africano.
"O que esta crise demonstra é que é uma crise gerada nos países mais ricos, mas que está a afectar de forma muito mais grave os países mais pobres", afirmou.
"Temos dados que indicam que por causa desta crise haverá mais 53 milhões de pessoas que irão voltar aos níveis de pobreza que tinham conseguido ultrapassar", acrescentou Luís Mah, convicto que algumas das medidas agora aprovadas poderão reduzir os efeitos da crise nos países mais atingidos pela pobreza.
O coordenador em Portugal da campanha da ONU contra a pobreza salientou ainda a importância da declaração aprovada pelo G20 se manifestar contra o proteccionismo e em defesa do comércio livre.
"Isso é muito importante para os países mais pobres porque um dos caminhos para saírem da pobreza é o comércio global", indicou.
EO
Lusa