9.4.09

Cabazes de Páscoa para 170 famílias

Cristiano Pereira, in Jornal de Notícias

Cerca de 170 famílias carenciadas da zona de Lisboa receberam esta quarta-feira um cabaz de Páscoa com 30 quilos de alimentos. A iniciativa da Legião da Boa Vontade vai prosseguir hoje no Porto com a entrega de alimentos a outras 500 famílias.

À porta do centro Social da Legião da Boa Vontade, em Benfica, algumas centenas de pessoas aguardavam, ontem ao início da tarde, o momento de receber dois enormes sacos plásticos recheados de alimentos.

Havia crianças com balões, muitas mulheres com bebés ao colo, alguma expectativa estampada no rosto. "A maior parte destas pessoas são famílias carenciadas de bairros periféricos de Lisboa", disse Eloísa Teixeira, psicóloga educacional a trabalhar há 8 anos na Legião da Boa Vontade. "Algumas destas famílias já recebem regularmente o nosso apoio com roupas, agasalhos, calçado e bens alimentares", explicou, frisando, contudo que "nas épocas festivas do Natal e da Páscoa, o número de cabazes que conseguimos dar é sempre superior porque também fazemos grandes campanhas a nível de supermercados e conseguimos um maior número de alimentos e como tal temos a possibilidade de congratular mais famílias".

A psicóloga explicou que a grande maioria dos produtos alimentares foi obtida após campanhas de fim-de-semana à porta de vários supermercados e hipermercados da região de Lisboa. O objectivo passava por sensibilizar as pessoas e apelar à oferta de uma ou outro bem alimentar. Na sua óptica, o altruísmo da população superou as expectativas mais optimistas: "Neste ano em que se fala tanto de crise foi o ano em que notamos uma maior generosidade das pessoas nos supermercados", sublinhou.

A responsável explicou ainda que as famílias são seleccionadas após o trabalho de um gabinete de apoio que acompanha e estuda cada situação. "Sempre que podemos fazemos visitas domiciliárias para termos a certeza de quem são as pessoas", afirmou.

"Em muitos casos são pessoas que há uns meses atrás não precisavam mas que agora passam sérias dificuldades", revelou ainda, citando casos de várias famílias que contactaram a Legião da Boa Vontade há pouco tempo e agora "ficam boquiabertas com o cabaz de 30 quilos com muitos géneros alimentares". "Ficam felizes e a lágrima surge", apontou.

"É uma grande ajuda que nos dão", disse ao JN, Maria da Graça, 49 anos, desempregada, tal como o marido e o filho. "Costumo vir aqui buscar roupa e agora levo para casa massa, arroz, bolachas, cereais ou salsichas", confessou.