in Jornal de Notícias
Cavaco Silva inaugurou a Exposição "A Aventura da Terra" no Museu Nacional de História Natural
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, disse hoje acreditar que "este ano já deve ser um ano de alguma recuperação económica", mas alertou para a necessidade de Portugal ter ainda "muito trabalho a fazer".
"Penso que este ano já deve ser um ano de alguma recuperação económica", afirmou Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas em São João da Madeira, no final de uma visita ao Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado, realizada no âmbito da primeira jornada do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras.
Questionado sobre a revisão em alta que a OCDE fez do crescimento da economia portuguesa, apontando agora para uma contracção de 2,8 por cento em 2009 e um crescimento de 0,8 por cento em 2010, o chefe de Estado começou por apontar o "muito trabalho" que Portugal ainda tem que fazer, embora reconhecendo que "é positivo que as instituições internacionais revejam em alta as previsões de crescimento".
"Mas há muito trabalho ainda a fazer, não só em Portugal, como nos outros países europeus, os níveis de desemprego são um sinal disso mesmo", enfatizou.
Contudo, acrescentou, este ano já deve ser um ano de "alguma recuperação económica", apesar das dúvidas dos economistas sobre se será uma recuperação em "U" ou se é uma recuperação em "V".
"A maioria dos economistas, até internacionais, diz que é difícil uma recuperação em V, muito rápida", sustentou.
Desta forma, continuou o Presidente da República, "um país como Portugal vai depender muito do que se passa noutros países europeus e noutros países que são mercados importantes para Portugal", nomeadamente os Estados Unidos ou Angola.
"Temos de ter confiança, este Roteiro também pretende dar confiança aos portugueses, que eles se convençam que podemos vencer, que nós ultrapassaremos as dificuldades, mostrando esses bons exemplos", acrescentou.