26.11.09

Banco Alimentar faz campanha no fim-de-semana

in Jornal Público

O Banco Alimentar realiza este fim-de-semana uma nova campanha de recolha de alimentos. Ao todo serão mais de 27 mil os voluntários que estarão por todo o país a receber bens alimentícios que serão, depois, distribuídos por 267 mil pessoas carenciadas.

Esta campanha assume especial importância uma vez que é efectuada num período em que são mais evidentes as carências de grande parte da população, nomeadamente os desempregados, os idosos, as crianças e as famílias desestruturadas.

“A campanha deste fim-de-semana decorre nos moldes tradicionais: nos estabelecimentos comerciais das zonas de Lisboa, Porto, Coimbra, Évora e Beja, Aveiro, Abrantes, São Miguel (Açores), Setúbal, Cova da Beira, Leiria, Fátima, Oeste, Algarve, Portalegre e Braga, Santarém, Viseu e Viana do Castelo”. Voluntários devidamente identificados vão convidar os portugueses a associarem-se a esta campanha e a destinarem as suas dádivas ao Banco Alimentar da respectiva região.

Para participar nesta campanha, basta aceitar um saco do Banco Alimentar e nele colocar bens alimentares para partilhar com quem mais precisa. São privilegiados os produtos não perecíveis, tais como leite, atum, conservas, azeite, açúcar, farinha, bolachas, massas, óleo, etc..

O produto da campanha, ainda com recurso ao voluntariado, será distribuído de imediato localmente a pessoas com carências alimentares comprovadas através de mais de 1.650 Instituições de Solidariedade Social previamente seleccionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano por voluntários visitadores.