17.11.09

Aprovada declaração para erradicar a fome

in Jornal de Notícias

O reforço do financiamento à agricultura é a medida chave para concretizar o "objectivo estratégico" de "erradicar a fome no mundo", objectivo anunciado na abertura da cimeira da Organização da ONU para a Agricultura e Alimentação (FAO), que se efectivou com a aprovação de uma declaração por dezenas de dirigentes mundiais reunidos, ontem, na sede da FAO.

"Vigiar para que estas medidas urgentes sejam tomadas", tendo como fim a redução em "metade da percentagem e do número de pessoas que sofrem de fome e de subnutrição até 2015" é uma das decisões alcançadas, embora o prazo não seja inflexível.

Decidida também ficou a "inversão da tendência de diminuição dos financiamentos nacionais e internacionais para a agricultura, segurança alimentar e desenvolvimento rural dos países em vias de desenvolvimento".

O Papa Bento XVI denunciou a "especulação", que põe a alimentação "no mesmo plano que todos os outros bens", considerando a alimentação e o acesso à água "direitos universais de todos os seres humanos". O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, enfatizou que "a alimentação é um direito básico".

Segundo as últimas estatísticas, mais de mil milhões de pessoas passam fome em todo o mundo.