in Jornal de Notícias
O primeiro-ministro assinalou, ontem, a entrada em vigor do Tratado de Lisboa amanhã, dia 1, considerando que o documento que regulará o futuro da União Europeia criará "melhores condições" para que a instituição "desempenhe plenamente o seu papel no mundo".
Numa intervenção no acto inaugural da XIX Cimeira Ibero-Americana, que decorre no Estoril, José Sócrates destacou o facto desta cimeira terminar precisamente no "exacto dia" em que entrará em vigor o Tratado de Lisboa, "que regulará o futuro da União Europeia". "Estas duas circunstâncias têm um significado político que não posso, nem quero, passar em claro", declarou, sublinhando o papel do Tratado de Lisboa no futuro.
"A entrada em vigor (...) do Tratado de Lisboa criará melhores condições para que a União Europeia desempenhe plenamente o seu papel no mundo", destacou, considerando que "uma Europa mais forte e mais ágil é sempre uma boa notícia para todo o espaço ibero-americano".
Pois, acrescentou, não só "valoriza a natureza multipolar do mundo contemporâneo e promove o multilateralismo e a cooperação, mas também porque favorece o relacionamento com os outros espaços envolvidos em processos regionais de integração".