17.11.09

Cavaco pede "ousadia" aos empreendedores

in Jornal de Notícias

Cavaco Silva apelou hoje, segunda-feira, ao combate ao conformismo e ao estímulo da ousadia e da ambição nos projectos empresariais.

"Temos de combater o conformismo e estimular a ousadia e a ambição, desenvolvendo ao mesmo tempo as capacidades de avaliação e controlo dos riscos", defendeu o chefe de Estado, numa mensagem lida na abertura da Semana Global do Empreendedorismo, que decorre em Lisboa.

Na curta mensagem em vídeo, que foi mostrada no início da sessão de abertura da Semana do Empreendedorismo, Cavaco Silva lembrou que, no tempo que hoje se vive, "marcado por profunda alterações nos mercados e nas próprias relações de trabalho", o conceito de emprego se torna cada vez mais "obsoleto".

Em contrapartida, acrescentou, o empreendedorismo ganha "razões para ser recebido como peça-chave do progresso económico e social".

"Assistimos em Portugal a uma vontade crescente de assumir riscos e de encetar projectos empresariais próprios, até como forma de autonomia e realização pessoal", continuou Cavaco Silva.

Contudo, alertou, Portugal está "ainda longe de ter uma cultura empreendedora plenamente enraizada", havendo, por isso, que estimular essa atitude nos jovens e dar-lhes formação para que desenvolvam as necessárias competências o mais cedo possível, ao mesmo tempo que se combate o "conformismo" e se estimula a "ousadia e a ambição".

Saudando a realização da Semana do Empreendedorismo, o Presidente da República considerou a iniciativa como uma "excelente oportunidade" para enaltecer valores como a auto-confiança, perseverança, a vontade de construir e vencer.

"Vejo com grande interesse o envolvimento de Portugal nesta iniciativa, uma iniciativa em rede, de expressão mundial, que visa despertar, estimular, sobretudo junto de gerações mais jovens, o espírito empreendedor, da criatividade e da capacidade de inovar", salientou.