in O Mirante
Para assinalar o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, a Escola Profissional do Vale do Tejo, em Santarém, levou ao palco do Teatro Sá da Bandeira um espectáculo multimédia a que deu o nome de “Faz ouvir a tua voz”.
O espectáculo, cuja ideia surgiu a partir de pesquisas realizadas pelos alunos, foi totalmente idealizado, encenado e protagonizado por alunos e professores desta escola. De acordo com uma das alunas envolvidas, o objectivo foi “chamar a atenção para diversos contextos de pobreza e exclusão social no mundo e apelar à mobilização de todos, no sentido de acabar com as desigualdades ainda existentes nos dias que correm”.
Durante hora e meia, o público, que encheu por completo a sala, foi sendo conduzido, por entre momentos de música, teatro, dança, poesia e multimédia a uma reflexão sobre o tema. Pelo palco, foram passando alunos, jovens e adultos, que recorreram às mais variadas formas artísticas, para dar voz a este apelo contra a exclusão social.
Com esta iniciativa, a Escola Profissional do Vale do Tejo procurou, uma vez mais, envolver toda a comunidade escolar, encarregados de educação e restante sociedade civil para um problema que é de todos.
“Trabalhamos todos os dias, arduamente, para formar técnicos de excelência, mas também cidadãos conscientes e aptos a intervir nos problemas da nossa sociedade”, afirmou, no final do espectáculo, a Directora Pedagógica da escola.
Sobre esta iniciativa, a responsável refere que é o resultado de muitas semanas árduas de trabalho, que contou com o envolvimento de todos os alunos, diurnos e nocturnos, pais e professores. “Penso que este espectáculo é a prova de que os nossos alunos estão à altura de todos os desafios e superam mesmo as expectativas mais exigentes”, disse.
Para breve, estão já prometidas novas iniciativas.