26.10.07

Avançam queixas contra caso de xenofobia

Pedro Vila-Chã, in Jornal de Notícias

Dois processos foram interpostos pela Comissão para a Igualdade Contra a Discriminação Racial, contra os alegados autores de ofensas físicas e raciais contra Djariatú Mané e o seu filho de três anos, assim como contra os agentes da PSP que, na ocasião, foram chamados ao local e cuja alegada passividade motivou já a entrada de dois requerimentos na Assembleia da República, dirigidos ao Ministério da Administração Interna. Ontem, no encerramento do seminário sobre Etnicidade e Racismo, na Universidade do Minho, a guineense recebeu apoio do representante da SOS Racismo, assim como deu conhecimento, na primeira pessoa, ao responsável pelo seminário, Manuel Carlos Silva.

José Falcão, da SOS Racismo, vincou a "escandalosa postura da polícia que não pode ficar esquecida pelo IGAI". De resto, este defensor da igualdade de direitos entre cidadãos lembra os inúmeros atropelos que ainda se verificam no nosso país. "Só este ano, a nossa associação já apresentou 20 casos de racismo à Comissão para a Igualdade Contra a Discriminação Racial. Não há, porém, dados globais sobre racismo, razão que já motivou a condenação do Estado português", disse Falcão.

No encerramento do seminário, Carlos Silva destacou a elevada qualidade das intervenções, sobre "um assunto que todos julgamos conhecer e que, por vezes, não conhecemos completamente". Ontem, debateram-se aspectos relacionados com o Direito e se houve quem defendesse certas posturas de grupos como resultantes da necessidade de desconstruir formas totalizantes, colocou-se o contraponto na preservação do Estado-Nação, "onde não vale tudo". Abordaram-se, ainda, racismo desigualitário (sofrido pelos imigrantes) e racismo diferencialista (sentido pelos ciganos).