TC, in Jornal de Notícias
A primeira Comissão Social InterFreguesia (CSIF) do Distrito de Viseu foi constituída, na passada semana, no concelho de Vouzela. Identificar, analisar e definir estratégias para resolver os problemas sociais existentes, em rede com várias organizações, é o objectivo da nova entidade.
A primeira CSIF de Vouzela irá abranger as freguesias de Alcofra, Cambra, Campia, Carvalhal de Vermilhas, e Paços de Vilharigues. "O primeiro mandato, 2007/2008, será presidido pela Junta de Alcofra seguindo-se as restantes autarquias em regime de rotatividade", explica a Câmara Municipal de Vouzela (CMV).
Prevista está a criação e dinamização, nos próximos meses, de mais duas comissões idênticas uma que irá abranger as freguesias de Vouzela, Fataunços, Ventosa e Fornelo do Monte, e outra para Figueiredo das Donas, S. Miguel do Mato e Queirã.
Na reunião em que a primeira CSIF foi constituída, foi igualmente aprovado o regulamento interno na presença de juntas de freguesia e instituições ligadas à educação, emprego, segurança social, Instituições Privadas de Solidariedade Social e associações culturais e recreativas. Todas as entidades que no futuro poderão ser chamadas a ajudar a resolver os problemas identificados no terreno.
Telmo Antunes, presidente da Câmara e do Conselho Local de Acção Social, sublinhou a importância das CSIF "na criação de redes de apoio social integrado".