in Jornal de Notícias
O número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego em Portugal caiu 11,3% em Setembro, face a igual mês de 2006, mantendo a trajectória descendente pelo 19º mês consecutivo, indicou, ontem, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Porém, quando comparado com o mês anterior, o número de desempregados aumentou 1,5%.
No final de Setembro estavam inscritos nos Centros de Emprego do Continente e Regiões Autónomas 397 928 desempregados, menos 50 808 que no mesmo período do ano passado e mais 5890 desempregados que no mês anterior. A redução do desemprego, relativamente ao período homólogo, reflectiu-se nos dois géneros, mas com maior incidência nos homens (14,9%), apesar das mulheres representarem 60,6% dos desempregados.
Quando comparado com o mês anterior, os desempregados com curso superior aumentaram 15,1%. Os dados indicam, ainda, que o desemprego de longa duração atinge os 41% do total do desemprego e que, em termos homólogos, se regista uma diminuição do desemprego em todas as regiões do Continente. Já em termos mensais, o desemprego cresceu em todas as regiões do país.