in Correio da Manhã
A Caritas quer saber da pobreza nas paróquias
O levantamento social dos problemas de cada paróquia vai ser proposta pela direcção da Caritas Portuguesa, no próximo Conselho Geral, com vista a uma resposta mais concreta aos mais pobres e necessitados.
O Conselho Permanente da Caritas esteve hoje reunido em Fátima a preparar os trabalhos a apresentar na reunião magna da instituição, nos próximos dias 17 e 18 de Novembro, em Castelo de Vide.
Adriano Cardoso, porta-voz do Conselho Permanente, salientou que o referido levantamento será levado a cabo através de inquéritos dirigidos de modo a obter “a realidade social de cada uma das paróquias do país”.
É também objectivo da Caritas, e ainda no mesmo sentido, criar um “observatório social em permanente actualização”, que faça a avaliação dos problemas sociais e defina respostas concretas a serem executadas por esta organização da Igreja Católica, a nível de diocese ou de paróquia.
Adriano Cardoso defendeu também a formação dos quadros da Caritas, quer nas acções de apoio social, quer na doutrina pastoral.