17.10.07

Debate sobre pobreza e exclusão social em P.Delgada

in Jornal Diário

Ao longo do dia de hoje e amanhã, no Teatro Micaelense, realiza-se uma mesa redonda europeia em que estarão em discussão estes dois temas.

O Teatro Micaelense, na cidade de Ponta Delgada, recebe hoje e amanhã a 6ª Mesa Redonda Europeia sobre Pobreza e a Exclusão Social. A iniciativa conta com a participação da presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género, Elza Pais.

Ao longo dos dias da acção irá ser apresentado o Estudo “Género e Pobreza: Impactos e Determinantes da Pobreza no Feminino”, solicitado pela CIG ao Instituto Superior de Economia e Gestão e que foi coordenado pelo Professor José António Pereirinha.
O estudo visa analisar e quantificar a pobreza no feminino e identificar os grupos particularmente vulneráveis ao problema, em Portugal. A Pobreza e a Exclusão Social são problemas marcantes da actualidade. De acordo com as estatísticas do Eurostat cerca de 16% da população da União Europeia (25) estava em risco de pobreza monetária em 2005.

Os trabalhos sobre a pobreza analisam geralmente as especificidades do fenómeno em função de critérios de carácter geográfico, de idade e de características económico-sociais. Todavia, são escassos os estudos que integram a perspectiva de género. Esta confina-se, geralmente, à desagregação dos resultados por sexo.

A importância da pobreza no feminino, quer em termos de dimensão como das implicações que lhe estão subjacentes, justificam a necessidade de aprofundamento desta problemática.

A coordenação deste estudo foi realizada pelo Prof. José António Pereirinha, professor catedrático do ISEG, em colaboração com uma equipa de investigadores formada pelos professores Amélia Bastos, Sara Falcão Casaca e Francisco Nunes, também do ISEG, e as economistas Carla Machado e Rita Fernandes, ambas do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.