André Jegundo, in Jornal Público
A Associação Cigana de Coimbra (ACC) está a organizar o 1.º Festival Português de Cultura Cigana, uma iniciativa que vai contar com o apoio da Câmara de Coimbra. Previsto para Junho, o evento, que a organização acredita ser inédito em Portugal, vai incluir espectáculos de música, desfiles de rua de grupos de dança e workshops sobre cultura cigana.
A iniciativa está inserida no Coimbra Cidade de Todos, um projecto promovido pela autarquia e com apoio da União Europeia que visa combater a discriminação no acesso ao mercado de trabalho. No âmbito deste programa já se realizaram programas de formação profissional junto da população cigana de Coimbra e agora, através do festival, o objectivo é divulgar a cultura cigana junto do resto da comunidade. "Queremos desconstruir as imagens negativas que estão associadas à cultura cigana e levar a cabo um evento que mostre a alegria e a jovialidade desta cultura, seja na música, na dança ou em outras manifestações", refere Cristina Rodrigues, assistente social da Associação Cigana de Coimbra.
O festival vai decorrer na Praça da Canção, em Coimbra, e além dos concertos e dos desfiles de rua vai apresentar uma exposição e workshops sobre cultura cigana. Esta vai ser a primeira edição de um festival que, de acordo com Cristina Rodrigues, pode "crescer" e tornar-se num evento de "grande dimensão", como já acontece noutros países europeus. "Já existem festivais do género noutros países que se prolongam por uma semana e mobilizam milhares de pessoas. Quem sabe se, passo a passo, não poderemos construir algo de parecido", diz.